• Sergio Schmidt

Serviços Públicos - Que não fique somente no discurso.

Atualizado: Abr 10


Em relação aos serviços públicos, dois pontos me chamaram atenção nos últimos dias, na onda de discursos de posse e ações de implementação de governo.

O primeiro fato que merece destaque é a Portaria 443 do Ministério do Planejamento, publicada em 27/12/2018, ainda no governo Temer, mas já representando pendido da equipe de Bolsonaro que oficialmente se instalou ontem.

Trata a referida portaria da ampliação do número de atividades/serviços exercidas no âmbito do governo federal cuja execução, de agora em diante, pode ser realizada por meio da terceirização, via contratação de empresas prestadoras de serviços. Antes restritas basicamente as atividades de limpeza, segurança e serviços de motorista, o governo federal agora também não precisa mais contratar funcionários públicos (com estabilidade no emprego e toda a gama de direitos) para outras 30 atividades, tais como serviços de secretariado, carga e descarga de materiais e equipamentos, monitoria na visitação de museus e parques, serviços de cópias e digitalização, etc.

Outro ponto que me chamou atenção foi o discurso do novo governador empossado de Brasília/DF, Sr. Ibaneis Rocha, que foi categórico: "Chegou a hora de servir o público e todos meus secretários têm a missão de ensinar os servidores que a missão deles é tratar a sociedade com respeito e dignidade porque são eles que pagam seu salário".

Com o devido respeito aos bons servidores públicos, a afirmativa do novo governador de Brasília/DF soa como alento a todos os trabalhadores e cidadãos que após aguardarem horas nas filas de atendimento dos órgãos públicos, com raras exceções, ainda são tratados com verdadeiro desleixo por servidores totalmente desconectados do mundo real de quem trabalha de sol a sol e produz a riqueza do nosso país.

Na minha visão tratam-se de dois pequenos mas claros avanços rumo a diminuição do Estado e aumento de sua eficiência em prol da população. Que não fiquemos somente no discurso!

Sergio Schmidt - Advogado

sergio@sergioschmidt.com


0 visualização

Tel: 55 62 3661-2228

Rua 18, nº 110, Sala 807 - Ed. Business Center
Setor Oeste, Goiânia, GO - Cep: 74.120-080

Registro OAB/GO nº 2.703

  • LinkedIn Clean
  • Facebook Clean

Sergio Schmidt  -  ADVOCACIA PROATIVA COM VISÃO DE NEGÓCIOS